O nome Broadway ou "Theater District" é a tradução literal para o nome Holandês "Breede weg", e tornou-se famosa mundialmente por ser palco dos maiores teatros americanos.
A Broadway atingiu o seu auge em pleno anos 20, e acompanhando o novo entusiasmo americano pós-guerra, canções memoráveis começaram a habitar o imaginário dos americanos.
Ultrapassou a crise de 29 e os anos 30 com diretores e atores, defendendo o Comunismo e a classe trabalhadora.
Em resposta à 2ª. Guerra os envolvidos nos grandes espetáculos, demonstraram-se leais a nação e se jogaram no volutariado político e moral, como forma de amenizar o sofrimento causado pelo Guerra.
Nos anos 40, eis que surge a televisão como concorrente direta dos grandes espetáculos, e o cinema acabou por tirar a população dos teatros, o que no final da década gerou a maior taxa de desemprego de profissionais do ramo.
O que um dia era um indústria que se guiava por novas ideias e novas artes, se tornou arte para um grupo pequeno, mas que ainda assim manteve-se fiel aos seus ideias, e em um país onde cada vez mais se pautava pelo conformismo a Broadway ainda assim preservava a sua liberdade de expressão e de ações, e o melhor de tudo, manteve sua alegria e vivacidade.
Nas 3 décadas seguintes encontrou o declínio que agravado pelo sentimento pessimista eu assolava a sociedade por causa da criação da bomba de hidrogênio e seus efeitos, a guerra no Vietnã, e de repente não só NY, mas toda a América já não era mais o palco ideal para as grandes produções, mas ainda assim tivemos grandes produções... "A Noviça Rebelde", "My Fair Lady", "Hair" que ainda hoje são referência para diferentes gerações.
0 comentários:
Postar um comentário